21 de nov. de 2010

Sociedade alerta sobre excesso de sal no prato do brasileiro

Produto aumenta risco de pressão alta, que atinge 30 milhões de pessoas no país

A hipertensão, conhecida popularmente como “pressão alta”, atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, de acordo com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia). Segundo a entidade, o excesso de sal na alimentação é uma das causas do problema.
O conselheiro da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Décio Mion afirma que o brasileiro tem consumido mais que o dobro da quantidade de sal recomendada diariamente pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
– O brasileiro consome diariamente uma média de 12 gramas de sal nas refeições, quando o recomendado são apenas 5 gramas. É um alerta importante a esse excesso de consumo. O sal está relacionado ao desenvolvimento da hipertensão e as pessoas com a doença podem ter complicações. E aqueles que têm histórico na família se tornam mais vulneráveis.
O médico enfatiza que o sal é usado como conservante em boa parte dos alimentos consumidos diariamente e que, por isso, é necessário verificar o teor de sal no rótulo de cada um desses produtos. De acordo com a SBC, um pacote de 100 g de pão de queijo tem 773 mg de sódio, uma porção de 100g de macarrão instantâneo, 1,516 mg, e um pacote de batata chips industrializada, 607 mg.
O hipertenso deve ainda evitar alimentos ricos em gordura animal, comidas muito calóricas e bebidas alcoólicas. A SBC recomenda que ele dê preferência a alimentos frescos, verduras, pescados, aves, cereais, frutas, legumes e fibras, além de praticar exercícios físicos.
A instituição recomenda ainda que a população procure aferir a pressão arterial pelo menos uma vez por ano, com exceção dos que têm histórico de hipertensão na família ou sedentarismo.


http://noticias.r7.com/saude