16 de nov. de 2010

Nanismo - Menor mulher do mundo pede ajuda para tratamento

Hatice Kocaman tem 21 anos, 71 cm e sofre de nanismo e problemas nos quadris e coluna.



O Guinness Book, famoso livro de recordes mundiais, descobriu onde vive e o que faz a menor mulher do mundo. Hatice Kocaman, de 21 anos, tem 71 cm e pesa 7 kg. A baixa estatura é decorrência do nanismo, descoberto na infância. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (16) no Daily Mail.
Hatice mora com os pais Ibrahim e Hatun em uma região pobre de Kadirli, na Turquia, e não tem condições financeiras para um tratamento. Após anos de bullying na escola, Hatice disse que realizou o sonho de ser famosa.
- Era difícil quando eu era criança porque meus colegas de classe costumavam me provocar por causa de minha altura. Mas agora eu sou famosa por causa dela. Então isso me faz sentir como se fosse maior. Eu espero viajar e encontrar muitas pessoas incluindo o maior homem do mundo.
Hatice nasceu como um bebê normal, mas aos poucos a família percebeu que ela crescia de uma forma bem mais lenta do que as outras crianças, mesmo aprendendo a andar a falar.
Os pais procuraram médicos, que não souberam dizer qual era o problema. Por anos, a menina ia à clínica médica para medir altura e peso. Somente tempos depois, a família descobriu que a condição da filha era causada por um problema nos ossos causado por uma falha genética proveniente dos pais.
Além do nanismo, Hatice sofre de displasia no quadril (deslocamento) e problemas nas costas. O único adulto de quem ela ganha em altura é do que o nepalês Khagendra Thapa Magar, que tem 66 cm, considerado o menor homem do mundo.


http://noticias.r7.com/saude