8 de nov. de 2010

A biodigestão é usada na geração de energia

Conheça um exemplo que vem do lixão. Uma pesquisa que envolve a universidade, a Prefeitura do Recife e a Chesf mostra a biodigestão na geração de energia. Confira na aula de química do Projeto Educação.

Durante 25 anos, o lugar foi um depósito de lixo. Um símbolo de agressão humana e ambiental. Agora, o Aterro Controlado da Muribeca tem outro futuro. Por baixo das camadas de barro, o lixo depositado no local até o ano passado está em decomposição. Um processo químico que leva anos, às vezes séculos dependendo do produto.

E esse processo libera gases, entre eles o metano, carbônico e sulfídrico. “Os aterros têm que ter um espaço para liberar gases, senão podem até explodir. É isso que assegura a estabilidade do aterro. Nós não vemos a chama, porque a queima do metano é completa”, disse o professor Gilton Lyra.

Pesquisadores descobriram uma maneira de capturar o biogás e transformá-lo em energia elétrica. Em uma parte do aterro instalaram drenos. O gás é transportado por uma tubulação. O equipamento retira a umidade e o biogás segue até a usina.

O projeto do Aterro da Muribeca é um piloto. Uma experiência em pequena escala. No local, são produzidos 17KW por hora, o suficiente para abastecer 200 casas populares.

Atualmente, a energia elétrica é usada pelo próprio aterro. As pesquisas começaram há dois anos e apontam soluções que podem beneficiar o planeta. “A moeda do futuro é o crédito de carbono para os países desenvolvidos. Essa experiência pode ser aplicada em outros lixões do país”, falou o pesquisador da UFPE Eduardo Maia

http://pe360graus.globo.com/educacao