1 de nov. de 2010

Nanotecnologia

O que é um nanômetro?

É a bilionésima parte de um metro, ou seja, um metro dividido em um bilhão de partes iguais; é representado por 10-9m. Para ficar mais claro, podemos pensar que um nanômetro é 70 mil vezes menor que a espessura de um fio de cabelo.

Por que o nome "nano"?

Nano quer dizer anão, o que é exatamente o que ocorre com a nanotecnologia.

Há muita gente estudando isso no mundo?

Uma pesquisa feita pela revista forbes, informou que 100% das mil maiores empresas do mundo estão investindo boa parte do seu capital em pesquisas com nano produtos.

Existem aplicações práticas dessas pesquisas?

Sim. Em praticamente todas as áreas do conhecimento humano temos possíveis aplicações desses produtos. O uso de nano imãs, por exemplo, já pode ser usado para direcionar drogas que se destinam ao combate ao câncer; a produção da substância mais escura do mundo já é uma realidade, e isso pode ter utilidade na produção de energia pela capacidade, quase ilimitada, de absorção da energia solar; muitas nano partículas podem ser produzidas com a capacidade de atravessar - livremente - as membranas celulares, as barreiras hemato-enefálicas (que limitam a passagem de certas substâncias do sangue para o tecido cerebral); é possível que, em um futuro próximo, possamos desenvolver nano robôs com a capacidade de circular no interior das nossas artérias, desobstruindo-as no caso de possíveis entupimentos por gordura; enfim, a manipulação de produtos em nível molecular e atômico pode ter muitas aplicações benéficas ao homem e à sociedade.

O Boticário, a Natura, a Universidade de Campinas (Unicamp), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são apenas algumas das instituições nacionais que já fizeram depósitos de patentes de cosméticos que usam a nanotecnologia em sua produção.

Existem riscos do uso da nanotecnologia?

Tudo o que é novo exige cuidado para o seu uso. O correto é trabalhar com toda a segurança, sobretudo naquilo que envolve - ou pode envolver - seres vivos ou o meio ambiente. Nano partículas são pequeníssimas e, por isso mesmo, muito leves e praticamente impossíveis de se recuperar se escaparem para o meio ambiente; isso as torna possíveis nano poluentes que podem, inclusive, sofrem magnificação trófica ou bioacumulação, ou seja, ficarem retidos nos organismos ao longo das cadeias alimentares, provocando danos enormes, sobretudo nos últimos níveis tróficos.

http://pe360graus.globo.com/vestibular
Fernando Beltrão