1 de mai. de 2012

Planeta Gelado - INVERNO


Não há maior teste para a vida que o inverno, quando as temperaturas despencam para 70 graus abaixo de zero e e os ventos atingem 200km/h. A escuridão e o gelo se espalham pelas regiões polares e apenas alguns sobreviventes permanecem.

Acompanhamos a caminhada de uma fêmea de urso-polar fêmea pelas montanhas do Ártico para dar à luz durante a primeira nevasca. Sobre o oceano congelado, patos-êider enfrentam os rigores do inverno em um buraco gigantesco, aberto por fortes correntezas. As florestas do Ártico se transformam em um país das maravilhas de gelo e neve, cenário de uma batalha sangrenta entre lobos e bisões, mas também de uma aliança notável entre corvos e carcajus. Sob a neve, muitos sobrevivem ao inverno. Pequenas ratazanas se esquivam das garras de uma grande coruja cinzenta, mas não podem escapar de seu derradeiro predador: a doninha.

No meio do inverno, um urso-polar macho perambula sozinho pela paisagem vazia e escura. Na toca, filhotes de urso polar nascem em seu abrigo gelado, enquanto fantásticas auroras iluminam o céu. Na Antártida, os pinguins-imperadores vivem o momento mais difícil: a luta para proteger os preciosos ovos das inclementes tempestades polares. As focas-de-weddell escapam para as profundezas do mar, onde sinistras estalactites de gelo projetam-se de forma ameaçadora.

O sol finalmente retorna, e com ele chegam as reconchudas fêmeas dos pinguins-imperador, prontas para entregar a primeira refeição a seus preciosos filhotes. Finalmente, os machos concluem sua tarefa e podem retornar a mar.

http://discoverybrasil.uol.com.br/planetagelado/episodio5