1 de mai. de 2013

Hormônio luteinizante

A hormona luteinizante  ou hormônio luteinizante, luteoestimulina ou ainda LH (Luteinizing Hormone) é a proteína reguladora da secreção da progesterona na mulher e controla o amadurecimento dos folículos de Graaf, a ovulação, a iniciação do corpo lúteo. No homem, estimula as células de Leydig a produzir a testosterona, que é o hormônio responsável pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários do macho e pelo apetite sexual.
Juntamente com a hormona folículo-estimulante (FSH) da adenoipófise, o hormônio luteinizante é necessário para o desenvolvimento de um folículo maduro, contendo um ovo capaz de ser fertilizado.
É responsável pela maturação dos espermatozóides nos tubos semíferos, do ovo e ovulação subseqüente e mantém um corpo secretor de hormônio chamado corpo lúteo – formado no local de expulsão do ovo – que possibilita um suporte nos estágios iniciais da gravidez.
Embora FSH e LH sejam ambos necessários para a maturação do ovo, apenas pequenas quantidades de LH são requeridas. A exposição mínima ao LH necessária para a maturação satisfatória do ovo é chamada de Limiar do LH. Muito pouco LH, abaixo do nível do limiar, pode levar a maturação inadequada dos ovos e pode fazer com que o tratamento falhe.
Por outro lado, pesquisas têm mostrado que a exposição excessiva ao LH danifica a maturação do ovo. A exposição máxima requerida para maturação ótima do ovo é chamada de Teto do LH.
Parece haver uma Janela Ótima para a atividade do LH. A ‘Janela Terapêutica do LH’ necessita ser precisamente atingida, já que muito pouco LH ou LH demais danificam o ovo. E o hormônio estimulante de células intersticiais,estimulando- as a produzir o hormônio masculino testosterona.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Horm%C3%B4nio_luteinizante