4 de jan. de 2013

Componente que inibe dor é descoberto em toxinas de serpentes

A bióloga e pesquisadora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luciana Lyra Casais e Silva, em parceria com a pesquisadora Gisele Farias, iniciou a pesquisa " Atividade Antinociceptiva" , que pretende descobrir o componente no veneno das serpentes que funciona como um inibidor da dor, mais precisamente, para inibir o crescimento de tumores que afetam o sistema nervoso.
Luciana explica que o processo da pesquisa é longo e envolve desde o isolamento do componente que causou o efeito esperado, até torná-lo economicamente viável e sua produção ser autorizada pelo Ministério da Saúde. " Nós sabemos que existe essa possibilidade, agora, o que precisamos é encontrar quem é, no veneno, a substância que causa o efeito inibidor" . Ela acrescenta que existe um avanço nas pesquisas neste campo, entretanto, faltam parcerias entre os estudos desenvolvidos e a indústria farmacêutica, no que tange a parte de síntese, venda e patentes das descobertas. " O pesquisador, muitas vezes, descobre um medicamento, mas não sabe o que fazer com ele. Não temos experiência em dialogar com os segmentos mercadológicos, para fazer da pesquisa um produto com retorno para a sociedade" , enfatiza.
Os venenos de animais são uma mistura complexa de diversas substâncias orgânicas e inorgânicas, com evolução ainda pouco conhecida. " Ao menos para os venenos ofídios, sugere-se que as primeiras substâncias ativas foram provavelmente enzimas proteolíticas que auxiliavam na digestão, fazendo com que a alimentação fosse um processo mais fácil e seguro" , explicou. A pesquisadora aprofunda essas questões no artigo intitulado " Toxina como ferramentas biotecnológicas e farmacológicas" , publicado na Gazeta Médica da Bahia, em novembro deste ano.

http://www.isaude.net
Com informações da UFBA