5 de set. de 2012

Brasil tem cerca de três milhões de empregos ligados à economia verde

Estima-se que cerca de três milhões de brasileiros já trabalhem em empregos ligados à economia verde, a que produz tendo o meio ambiente como uma das principais preocupações.
A última moda no mercado de trabalho são os chamados empregos verdes. Aqueles que contribuem com a preservação ou com a recuperação ambiental. A estimativa é que postos de trabalho com esse perfil se multipliquem mundo afora.

No Brasil, existem cerca de três milhões de empregos verdes. Esse número representa 7% do total de vagas com carteira assinada. A Organização Internacional do Trabalho estima que até 60 milhões de empregos verdes sejam criados , no mundo, nos próximos 20 anos.
Jovens engenheiros, com idade média de 26 anos, optaram por ganhar a vida em nome da sustentabilidade. A consultoria presta serviço para grandes clientes, como indústrias que emitem gases do efeito estufa.

O trabalho deles é propor soluções para reduzir a emissão e eles buscam mais um funcionário, mas está difícil preencher a vaga. “A gente está desde o início do ano atrás de uma pessoa. A gente precisa de um profissional dinâmico que se adapte rápido as necessidades do mercado e que tenha um perfil um pouco comercial e um pouco técnico. Está difícil”, avisa o proprietário Marcelo Duque.
“Quem ainda não percebeu que existe essa possibilidade são os trabalhadores. Os trabalhadores ainda estão muito focados numa economia antiga. Quem tiver essa noção de que a economia mudou e precisa ser mais verde vai sair na frente”, avisa o coordenador do programa de direito e meio ambiente da FGV, Rômulo Sampaio.
 
http://g1.globo.com/jornal-da-globo