21 de mai. de 2011

Alimentação inadequada e petiscos podem prejudicar saúde animal

Há quem diga que os cães estão cada vez mais parecidos com os seus donos, mas essa aproximação demasiada vai além da graça de encontrar semelhanças entre bichos e humanos e pode não fazer nada bem à saude animal. Pets comendo comida de gente, como pão, sorvete e pipoca vêm se tornando situações corriqueiras e evidenciam o exagero nos mimos dos proprietários. Muitas vezes, na melhor das boas intenções, donos de animais incluem hábitos na rotina dos seus mascotes que acabam se revelando pouco saudáveis.

Foi o que ocorreu com a cadela Mocinha, uma poodle de quatro anos, que acabou passando mal após ingerir um pedaço de carne. Segundo Emily Rivera, 37 anos, médica e dona da cadela, o animal vomitou no domingo e ainda teve febre. "Ela só come ração, mas quando acontece de comer outra coisa, acaba passando mal".

O médico veterinário Rogério de Holanda conta que praticamente todos os dias atende animais vítimas de intoxicação alimentar. Segundo ele, a primeira providência a ser tomada é levar o animal ao veterinário e observar a frequência dos vômitos. "Nesses casos o dono não deve dar água em grande quantidade e nem comida. Deve ser feita uma hidratação em pequenas doses, de dois ou três goles por vez.

"Outro causador comum de intoxicações é a ração estragada, responsável por 40% das causas do nosso atendimento. É desaconselhável comprar ração de sacos abertos, pois elas são altamente fermentativas e podem provocar vômito, baixar a imunidade e causar outras doenças". O veterinário enfatiza que é totalmente desaconselhável oferecer alimentos da dieta humana aos animais, pois eles possuem um organismo diferente do dos seres humanos. Cães adultos, por exemplo, podem levar de 12 a 18 horas para fazer a digestão.

Quando o animal chega na clínica com intoxicação, o primeiro procedimento é colocação de uma sonda gástrica, para que se faça um esvaziamento do conteúdo digestivo, além de hemograma, fluidoterapia e administração de medicações de acordo com cada caso.

Um produto muito utilizado nessas situações é o carvão ativado, um pó adicionado à água durante a lavagem estomacal. Ele funciona como adstringente, isolando a mucosa digestiva e evitando que elas captem mais toxina. Segundo Rogério, as ocorrências de intoxicação alimentar costumam se multiplicar após os fins de semana e datas comemorativas, quando os animais tendem a ficar mais tempo com seus donos e mais suscetíveis a exageros alimentares.


DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR