17 de abr. de 2011

Maçã ajuda a reduzir taxa de colesterol ruim, diz pesquisa dos EUA.

Uma nova pesquisa divulgada pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, diz que comer maçã faz muito bem à saúde. Os pesquisadores descobriram que o consumo da fruta ajuda a reduzir a taxa do colesterol ruim, aquela que deve ser controlada para evitar doenças graves.

Durante um ano, eles acompanharam a taxa de colesterol e o peso de 160 mulheres que participaram da pesquisa. Elas tinham entre 45 e 65 anos e se dividiram em dois grupos. Um deles teve que comer ameixas secas, durante um ano. O outro grupo comeu 75 gramas de maçãs desidratadas ou o equivalente a uma ou duas maçãs frescas por dia.

Seis meses depois, exames de sangue mostraram resultados surpreendentes. Não houve mudança nos exames de quem comeu ameixas. Já as mulheres que comeram maçãs diariamente conseguiram uma redução de 23% do mau colesterol, aquele que provoca doenças cardíacas, além de um aumento de 4% do bom colesterol, aquele que ajuda a impedir o bloqueio das artérias. Elas perderam peso, em média um quilo e meio.

A dica dos médicos da Flórida para ficar em forma é evitar dietas malucas, comer sem exageros a cada três horas e seguir um ritual da saúde. Deve-se comer uma maçã duas horas antes do almoço e outra duas horas antes do jantar.


Redação do G1