13 de ago. de 2010

Conhecendo o Seu Corpo II



ÚTERO - O útero é o órgão oco por dentro, responsável por receber o óvulo fecundado e gerar a gravidez; ele fica posicionado próximo à bacia da mulher e tem seu formato parecido e do tamanho de uma pêra. Sua parte mais estreita está ligada com o colo do útero e a sua parte mais longa está ligada às trompas de falópio ou tubas uterinas.

COLO DO ÚTERO - O colo do útero mantém a comunicação do útero com o canal da vagina, é através de uma abertura (buraquinho) que a menstruação sai e os espermatozóides entram. O colo do útero também serve como divisão do útero com a vagina.



TROMPAS DE FALÓPIO - As trompas de Falópio, também conhecidas como tuba uterina, são dois tubos, um de cada lado do útero, que fazem a ligação do ovário com o útero. As suas pontas são como franjas que têm a função de agarrar o óvulo quando este é liberado pelo ovário, colocando-o dentro do tubo para que esse seja encaminhado até o útero.


É nas trompas também que ocorre a fecundação, (encontro do óvulo com o espermatozóide).

Os ovários são responsáveis pela produção dos hormônios femininos (estrogênio e a progesterona), assim como a produção, armazenamento e amadurecimento dos óvulos. Os ovários começam a trabalhar a partir da primeira menstruação da mulher e se mantêm ativos até a ultima menstruação, quando a mulher entra na menopausa (ausência da menstruação).

ÓVULO - O óvulo é a célula reprodutora da mulher, responsável pela fecundação. Após o óvulo ser liberado pelo ovário ele permanece com capacidade de ser fecundado por até 24 horas, perdendo sua ação após esse tempo e sendo absorvido normalmente pelo corpo, quando não fecundado. A cada ciclo menstrual, um óvulo é amadurecido e liberado pelo ovário, sendo que os ovários de alternam de forma que em cada ciclo um ovário libere o óvulo.

ENDOMETRIO - O endométrio é uma mucosa que recobre a parte interna da cavidade do útero que durante o ciclo menstrual se prepara para receber o óvulo fecundado (ovo). Quando não ocorre a gravidez, essa camada se desprende da parede do útero, dando origem assim a menstruação.


MENSTRUAÇÂO, CICLO MENSTRUAL E PERÍODO FÉRTIL!





MENSTRUAÇÂO - A menstruação ocorre devido à preparação do endométrio para receber o óvulo fecundado (ovo). Quando isso não ocorre, essa parede começa a se descamar (soltar), saindo em forma de sangramento.

É importante sabermos ainda que a menstruação pode adiantar ou atrasar, em relação à data prevista, assim como mudar o fluxo, a cor... entre uma menstruação e outra.

CICLO MENSTRUAL - O Ciclo menstrual, é o período entre uma menstruação e outra, ou seja, começa no primeiro dia da menstuação e termina um dia
antes da próxima menstruação ocorrer. Assim se contarmos os dias entre uma menstruação e outra, teremos qual foi o período do ciclo menstrual.

PERÍODO FÉRTIL - O período fértil, é o período em que a mulher tem uma maior chance de engravidar, esse período tem a duração de até 06 dias, sendo que a ovulação ocorre 14 dias antes do primeiro dia da menstruação seguinte. Porém não tem como prever exatamente quando essa data irá ocorrer, pois o ciclo menstrual pode variar entre um mês e outro.


Os órgãos Genitais do Homem


Diferente do orgão genital da meninas , o órgão genital masculino está praticamente todo voltado para fora, assim podemos ver o pênis e a bolsa escrotal, onde estão os testículos.

Antes de conhecermos cada parte do órgão genital masculino, é importante sabermos que existe grande variação na forma e no tamanho dos órgãos genitais externos masculinos, assim como na cor, quantidade e distribuição dos pelos pubianos. Nenhuma destas variações tem qualquer relação com a virilidade; também não tem qualquer efeito sobre o desempenho sexual do homem, e nem sobre o prazer que ele pode proporcionar à mulher.

Você sabia que a média do tamanho do pênis de um brasileiro adulto é de 14 centímetros?


PÊLOS PUBIANOS - Os pêlos pubianos, tem a função de proteger o órgão genital, por isso a grande concentração ao seu redor.

PÊNIS - O pênis é um órgão genital que tem tripla função: serve para a função sexual propriamente dita (é o órgão do prazer), serve para a reprodução, e serve para a função urinária. Essa é uma das diferenças importantes entre o homem e a mulher, pois a mulher tem órgãos diferentes para cada uma dessas funções.
O pênis é coberto por uma pele fina, formando uma prega na ponta, cobrindo assim o corpo e a glande do pênis.



GLANDE - A glande, também conhecida como cabeça do pênis, é a parte mais sensível do pênis, ela tem na sua ponta uma abertura por onde sai à urina ou mesmo o sêmen.

BOLSA ESCROTAL- A bolsa escrotal, também conhecida como saco escrotal, tem a função de guardar dentro de si os testículos, de forma a proteger e manter os testículos em uma temperatura ideal. A bolsa escrotal, também é recoberta por pelos pelo lado de fora.

Até aqui conhecemos um pouco do que podemos ver do órgão genital masculino, mas e o que não podemos ver? Quais são os órgãos que fazem parte do órgão genital masculino e de seu funcionamento?



TESTÍCULOS - Os testículos se concentram dentro do saco escrotal, um de cada lado, eles são responsáveis pela produção do hormônio masculino (testosterona) e pela produção dos espermatozóides.

CANAIS DEFERENTES - Os canais deferentes, que estão ligados diretamente aos testículos, através do epidídimo e ao canal da uretra, são responsáveis por levar os espermatozóides até a próstata, quando depois junto com o sêmen serão ejaculados, durante a estimulação do pênis.

EPIDÍDIMO - O epidídimo, tem a função de receber e guardar os espermatozóides produzidos pelos testículos, até que sejam, liberado espaços nos canais deferentes para que eles possam sair.


VESÍCULA SEMINAL - A vesícula seminal, são duas bolsas parecidas com duas amoras, responsáveis pela produção do líquido seminal. Esse líquido é depositado junto aos canais deferentes, onde junto com os espermatozóides darão origem ao sêmen.

PRÓSTATA - A próstata, é uma glândula parecida com uma noz, e junto com a vesícula seminal tem a função de produção do liquido seminal (Sêmen).
É importante lembrarmos que é nesta região que ocorre o câncer de próstata, por isso a importância de fazermos a prevenção procurando um serviço de saúde, principalmente os homens entre 50 e 70 anos de idade.


Agora que já aprendemos e conhecemos as principais mudanças do nosso corpo, como ele se desenvolve, o órgão genital feminino e masculino; agora é a sua vez de entrar em cena e conhecer seu próprio corpo, cuidando dele e da sua saúde.

Cuidar do seu corpo e da sua saúde é um direito seu. Portanto exerça-o!
Aprenda mais sobre como cuidar do seu corpo, visitando as outras páginas do nosso site.

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde. Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde.

Para mais informações acesse o site: http://www.adolescencia.org.br