O Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho, Olinda, inaugura nesta quinta-feira a exposoção "R evolução dos bichos". A mostra trata da evolução das espécies e marca a abertura das atividades anuais do maior museu científico ao ar livre do país.
A inauguração acontece no Pavilhão de Exposições do Espaço Ciência e a exposição ficará aberta ao público o ano todo. A entrada é franca e grupos podem agendar visitação pelo número (81) 3183.5531. O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e, nos finais de semana, das 13h30 às 17h.
A mostra é uma produção do Espaço Ciência e da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT/CNPq). A curadoria é do professor Valdir Luna, do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com projeto arquitetônico de Fátima Ximenes, sob coordenação do Professor Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência.
A exposição mostra a mudança no entendimento humano sobre o mundo biológico e se tornou possível graças ao apoio do CNPq, que investiu R$ 113 mil na iniciativa. Montada a partir das contribuições feitas pelas pesquisas de Charles Darwin, a mostra revela a radical mudança de paradigma no entendimento do mundo vivo. É que até a publicação de "A origem das espécies" (em 1859) e "A descendência do homem e a seleção ligada ao sexo" (em 1871), os biólogos adotavam a ideia de que as espécies eram as mesmas desde a origem do nosso planeta e de que o homem ocupava posição mais importante entre todas elas.
A mostra também aborda a evolução dos animais e sua diversidade, apresentando suas relações de parentesco. As informações estão distribuídas em uma espiral que se inicia com a formação do universo, da vida e com as formas de vida animal em estágios cada vez mais diversificados. Essa disposição inovadora permite ao visitante acompanhar como cada grande grupo de animais evoluiu até suas formas atuais e qual sua origem e relação com os outros animais.
Para cada grupo animal é apresentada linha do tempo evolutiva, painel com imagens de algumas formas atuais, vídeo em exibição permanente, réplicas de ossos, fósseis e de animais inteiros, além de alguns experimentos como tocar em crânios de animais, dente de cobra, carapaça de tatu gigante ou tirar foto na mandíbula de tubarão.
http://www.diariodepernambuco.com.br