14 de jun. de 2010

Como a acne e as espinhas são formadas



Assim como a acne, a espinha é um problema muito comum entre os adolescentes e jovens. Mas o que acne? Como se forma a espinha? E por que é tão comum entre adolescentes e jovens?
Para se entender como se dá à formação da acne e da espinha, necessário se faz, lembrarmos da constituição da nossa pele. Ela se divide em camadas, a epiderme e a derme. A derme possui pequenos “alvéolos” denominadas de glândulas, são as glândulas sebáceas. Estas produzem uma secreção que é uma mistura complexa de lipídios, e é controlada por hormônios sexuais. Na puberdade a secreção sebácea é aumentada, devido à acelerada produção desses hormônios. Por isso este problema é mais característico nos adolescentes.
Quando ocorre uma produção excessiva dessa secreção, há uma obstrução nos “canais” dessas glândulas, ocasionando dessa forma a acne, que pode ser esbranquiçada ou enegrecido. Este local fica propício à proliferação de bactérias oportunistas que acabam infeccionando a região formando o que conhecemos como espinhas.


Fonte: http://www.ufmt.br/bionet/curiosidades/15.08.04/espinhas.htm