1 de mai. de 2013

Dia Nacional da Matemática


Data criada no intuito de divulgar
a importância da Matemática

No dia 06 de maio de 1895 nasceu Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Escritor e professor de Matemática, ele é autor de inúmeras obras literárias, dentre elas O Homem que Calculava, que relata as enigmáticas histórias de um calculista repleto de estratégias matemáticas na resolução de problemas cotidianos.
Em referência a Júlio Cesar de Melo e Souza, o Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, de acordo com uma lei aprovada pelo Congresso Nacional no ano de 2004, no intuito de divulgar a ciência como uma importante ferramenta de trabalho humano.
Nesse dia, os matemáticos ligados à área da educação devem promover dinâmicas, com o objetivo de divulgação da data comemorativa, bem como demonstrar que a Matemática é definitivamente importante na evolução da sociedade, visto que seu próprio crescimento ocorreu de acordo com o processo de modernização regido pelas ações humanas ao longo do tempo.
Esse trabalho de divulgação também tem o propósito de mostrar às pessoas que a Matemática não é tão complicada como muitos pensam. Suas aplicações facilitam o entendimento em processos de contagem relacionados a cálculos diários e cotidianos. As instituições escolares possuem papel decisivo nessa divulgação, que pode ocorrer através de palestras, oficinas, feiras, mostras de trabalhos confeccionados pelos alunos, abordando as inúmeras utilizações da Matemática.


Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-matematica.htm

Peritônio

O Peritoneu  ou Peritônio  é uma membrana serosa, a maior do corpo, transparente, com duas camadas (parietal e visceral) que cobre as paredes abdominais e a superfície inferior do diafragma e se reflete em vários pontos sobre as vísceras, formando uma cobertura completa para algumas delas (estômago, intestinos, etc.) e incompleta para outras (bexiga, recto, etc.). Algumas de suas funções são diminuir o atrito entre as vísceras abdominais, promover resistência a possíveis infecções e armazenamento de gordura. Nas herniações da cavidade abdominal, forma o saco herniário. Sua inervação é feita pelo nervo frênico, os nervos toraco-abdominais, os nervos subcostais e o plexo lombosacral.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Perit%C3%B4nio

Lar do Neném

 
O LAR DO NENEN é uma Organização Não Governamental (ONG), formalmente constituída em 13 de fevereiro de 1978, na cidade do Recife. É reconhecida como entidade pública nas esferas municipal, estadual e federal. Acolhe, temporariamente, meninos e meninas de 0 a 3 anos, em situação de grave risco social ou abandono, promovendo sua proteção integral, facilitando sua reintegração familiar e comunitária, ou quando inviável, sua colocação, por adoção, em família substituta.

O LAR DO NENEN surgiu a partir da iniciativa de um grupo de senhoras voluntárias que, ao observar a inexistência no Recife de uma entidade apropriada para o acolhimento e posterior adoção de crianças abandonadas, criou uma associação que funciona há três décadas, ininterruptamente, em regime de tempo integral. De início, prestava assistência pré-natal a gestantes que queriam lhe confiar os recém-nascidos, a fim de que promovesse sua adoção. Sua capacidade de atendimento era muito pequena e as atividades desenvolvidas, quase exclusivamente, por voluntários. Seu segundo momento é determinado pelo surgimento de um novo paradigma, o Estatuto da Criança e do Adolescente. Repensado e redimensionado, passou a acolher cerca de 70 crianças/ano, cujos direitos foram violados ou estão ameaçados e recebidas, exclusivamente, mediante apresentação do termo oficial de abrigamento. Hoje, caracteriza-se pelo reconhecimento local à qualidade elevada nos cuidados com as crianças, e pelo processo de desenvolvimento institucional, sobretudo, por inovar, ao estender suas ações às suas famílias.

MISSÃO INSTITUCIONAL

Acolher, temporariamente, crianças de 0 a 3 anos, em situação de grave risco social ou abandono, promovendo sua proteção integral, e facilitando a reintegração familiar e comunitária.

OBJETIVOS :


* Assistir integralmente as crianças sob sua guarda, dispensando-lhes, durante sua permanência, uma atenção diferenciada, constante, cuidadosa e afetiva, até que a autoridade judicial competente determine o retorno à família de origem, ou conceda a guarda ou a adoção a uma família substituta.
 * Fortalecer as famílias de origem, sem perfil para destituição da perda do poder familiar e as famílias extensas, a fim de que possam vir a responder, quando do retorno da criança, às demandas pertinentes às funções de mantenedora, provedora de afeto e formadora de cidadãos.

* Promover a convivência familiar e comunitária., Para tanto, constitui-se um espaço aberto para as visitas dos familiares e, ao estabelecer parcerias que possibilitem a utilização de serviços externos de saúde, educação, lazer e outros, oferecidos pelo poder público ou por outras organizações locais da sociedade civil.

* Articular-se, constantemente, com os Conselhos Municipal e Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, autoridades e técnicos do Poder Judiciário, do Ministério Público e do Poder Executivo, organizações e movimentos da sociedade civil, para o melhor cumprimento de suas funções, em especial aquelas relativas à reintegração familiar, à guarda e à adoção.
* Manter atualizado, ativo e comprometido um corpo de pessoal voluntário, complementado por profissionais qualificados, a fim de garantir serviços de qualidade.
* Firmar convênios e acordos de parceria com órgãos de assistência, educação, pesquisa, fomento, agências filantrópicas, de cooperação e empresas privadas e pessoas físicas, para fins de intercâmbio, cooperação técnica e captação de contribuições, auxílios ou doações para a sua manutenção.
*Ampliar sua visibilidade com o apoio de ações de comunicação e marketing social, com vista a sustentabilidade institucional


http://www.youtube.com/watch?v=Da-KAyi4Fvw 
http://www.lardonenen.com.br

Hormônio luteinizante

A hormona luteinizante  ou hormônio luteinizante, luteoestimulina ou ainda LH (Luteinizing Hormone) é a proteína reguladora da secreção da progesterona na mulher e controla o amadurecimento dos folículos de Graaf, a ovulação, a iniciação do corpo lúteo. No homem, estimula as células de Leydig a produzir a testosterona, que é o hormônio responsável pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários do macho e pelo apetite sexual.
Juntamente com a hormona folículo-estimulante (FSH) da adenoipófise, o hormônio luteinizante é necessário para o desenvolvimento de um folículo maduro, contendo um ovo capaz de ser fertilizado.
É responsável pela maturação dos espermatozóides nos tubos semíferos, do ovo e ovulação subseqüente e mantém um corpo secretor de hormônio chamado corpo lúteo – formado no local de expulsão do ovo – que possibilita um suporte nos estágios iniciais da gravidez.
Embora FSH e LH sejam ambos necessários para a maturação do ovo, apenas pequenas quantidades de LH são requeridas. A exposição mínima ao LH necessária para a maturação satisfatória do ovo é chamada de Limiar do LH. Muito pouco LH, abaixo do nível do limiar, pode levar a maturação inadequada dos ovos e pode fazer com que o tratamento falhe.
Por outro lado, pesquisas têm mostrado que a exposição excessiva ao LH danifica a maturação do ovo. A exposição máxima requerida para maturação ótima do ovo é chamada de Teto do LH.
Parece haver uma Janela Ótima para a atividade do LH. A ‘Janela Terapêutica do LH’ necessita ser precisamente atingida, já que muito pouco LH ou LH demais danificam o ovo. E o hormônio estimulante de células intersticiais,estimulando- as a produzir o hormônio masculino testosterona.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Horm%C3%B4nio_luteinizante