30 de set. de 2010

Agrotóxicos



•Os agrotóxicos são produtos que podem ser de natureza biológica, física ou química. Eles são utilizados com a finalidade de exterminar pragas ou doenças que prejudicam o desenvolvimento da agricultura.

•Os primeiros agrotóxicos surgiram em 1938. Os produtos eram feitos à base de cloro — como eram prejudiciais ao meio ambiente, agrotóxicos clorados, como o DDT, foram proibidos na década de 70.

•Os agrotóxicos à base de fósforo surgiram em 1950. Eles também eram bastante tóxicos aos seres humanos e, em grandes doses, podiam até mesmo destruir o sistema nervoso.

•Existem três tipos de agrotóxicos. Os pesticidas, ou praguicidas, combatem os insetos em geral. Já os fungicidas têm o objetivo de atingir os fungos, enquanto os herbicidas matam as plantas daninhas ou invasoras de outras culturas. Eles podem ser orgânicos ou inorgânicos.

•Os pesticidas agem sob os ovos (ovicidas), as larvas (larvicidas), sob os ácaros (acaricidas) ou formigas (formicidas). O efeito dos agrotóxicos decorrem da ingestão, quando a praga come o produto impregnado na planta, do desenvolvimento microbiano, quando o produto contém microorganismos que atacam a praga, ou pelo simples contato da praga com o produto.

•Quando ingeridos pelo homem, os agrotóxicos causam problemas de saúde. Os inseticidas clorados, por exemplo, provocam lesões no fígado e nos rins, e, em doses mais altas, podem levar à morte.

•Já os inseticidas fosforados provocam excesso de transpiração, salivação abundante, dores abdominais, vômito e diarreia. Os inseticidas constituídos de carbono, usados na agricultura para matar pulgões, provocam a morte mesmo em quantidade mínima.

•Os inseticidas botânicos, usados em residências para matar mosquitos, são mais fracos, mas podem desencadear alergias e asma.

•Os herbicidas em doses pequenas são capazes de causar fibrose muscular e impossibilitar a respiração. Já os fungicidas podem provocar câncer.

•Além de atingirem os órgãos, os agrotóxicos podem causar alterações nos aparelhos humanos, como o nervoso e o circulatório. Atualmente, existe a preocupação de alterações na quantidade de células, que resultariam em tumores. Outra grande questão é a da alteração molecular, ou seja, os agrotóxicos atuariam no interior das células humanas.

•Para eliminar o excesso de elementos tóxicos no organismo é aconselhável a ingestão diária de grande quantidade de água. A alimentação rica em fibras também ajuda a limpar o corpo dos resíduos nocivos à saúde.

http://www.guiadoscuriosos.com.br

Cerveja e Varias Idas ao Banheiro

Por que, quando a gente toma cerveja, depois de ir ao banheiro pela primeira vez os intervalos entre as próximas idas diminui sensivelmente?

A grande culpada das incessantes visitas ao banheiro depois da primeira cervejinha é sua ação diurética. As chamadas bebidas diuréticas são todas aquelas que têm uma osmolaridade, ou concentração diferente de líquido e sais minerais daquela encontrada no sangue. Assim, entre um chope e outro, a bebida vai mudando a concentração do sangue, deixando-o mais diluído. Para compensar esse desequilíbrio, o organismo tende a eliminar o líquido, que vai embora sob a forma de urina. "Nas primeiras cervejas, é preciso um certo tempo para que o líquido passe do estômago para o intestino e, depois, para a corrente sanguínea", afirma o fisiologista Paulo Zogaib, coordenador do Centro de Esporte e Fisioterapia do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, "Depois de alguns copos, há mais líquido no organismo e ação diurética fica cada vez mais intensa".

27 de set. de 2010

Traqueobronquite Infecciosa Canina - Gripe Canina



Seu cachorro pode aparecer com uma pigarrinha, então fique atento: ele pode estar com uma virose conhecida popularmente como gripe canina ou tosse dos canis.

A tosse dos canis é causada principalmente por três agentes infecciosos, uma bactéria de nome Bordetella bronchiseptica e dois vírus, Parainfluienza e Adenovírus, agindo de forma isolada ou em combinação.

O importante a ser observado é que a Bordetella bronchiseptica pode acometer humanos, sendo por isso considerada uma zoonose.




Normalmente nos cães acometidos pela gripe, os principais sintomas observados são acessos de uma tosse seca, parecendo que o animal está engasgado, às vezes expectorando um tipo de espuma branca. Essa tosse costuma piorar com exercícios físicos, agitação ou mesmo pela própria pressão da coleira.


Em casos mais graves seu cão pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre. Nos filhotes e nos animais mais debilitados o quadro pode evoluir para situações mais complicadas, como pneumonia, por exemplo.

Se o cão já contraiu a doença o tratamento básico consiste em antibioticoterapia (tratamento à base de antibióticos), xaropes para alívio da tosse, antiinflamatórios e confinamento do animal, evitando que ele fique exposto ao frio, vento, umidade e evitar banhos. Normalmente aquela pessoa que tem mais de um cão, quando um deles contrai a gripe canina, todos eles acabam também ficando doentes, cada um deles com a sua gravidade, como se fosse uma gripe humana.

Portanto, nesta época do ano, convém por precaução evitarem-se lugares com grande concentração de animais, onde a probabilidade de transmissão da doença é muito maior, como parques, jardins, canis, lojas de animais.

É importante salientar que nem sempre o cão que apresenta o sintoma de tosse seca está com a gripe canina. Muitas vezes este sintoma também ocorre em animais cardiopatas (animal com problemas cardíacos), particularmente nos animais idosos. Por isso, sempre é importante levar o animal em seu veterinário de confiança, para que o diagnóstico seja correto.


http://www.portaldacinofilia.com.br

25 de set. de 2010

Uma reserva valiosíssima: O Aquifero Guarani

Aquífero Guarani


O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo.


A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero — cerca de 1,2 milhão de km² — está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil. O restante se distribui entre o nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58 500 km²) e sudeste do Paraguai (58 500 km²), nas bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná. A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes.


Mato Grosso do Sul (213 700 km²)
Rio Grande do Sul (157 600 km²)
São Paulo (155 800 km²)
Paraná (131 300 km²)
Goiás (55 000 km²)
Minas Gerais (51 300 km²)
Santa Catarina (49 200 km²)
Mato Grosso (26 400 km²)


Localização detalhadaNomeado em homenagem à tribo Guarani, possui um volume de aproximadamente 55 mil km³ e profundidade máxima por volta de 1 800 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 166 km³ ao ano por precipitação. É dito que esta vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável ao mundo por duzentos anos. Devido a uma possível falta de água potável no planeta, que começaria em vinte anos, este recurso natural está rapidamente sendo politizado, tornando-se o controle do Aquífero Guarani cada vez mais controverso.

Geologia do aquífero

O Aquífero Guarani consiste primariamente de sedimentos arenosos que, depositados por processos eólicos durante o período Triássico (há aproximadamente 220 milhões de anos), foram retrabalhados pela ação química da água e pela temperatura e pela pressão e se tranformaram em uma rocha sedimentar chamada arenito. Essa rocha é muito permeável e assim permite a acumulação de água no seu interior. Mais de 90% da área total do aquífero é recoberta por extrusões de basalto, rocha ígnea e de baixa permeabilidade, depositada durante o período Cretácio na fase do vulcanismo fissural. O basalto age sobre o Aquífero Guarani como um aquitardo, diminuindo sua a infiltração de água e dificultando seu subsequente recarregamento, mas também o isola da zona mais superficial e porosa do solo, evitando a evaporação e evapotranspiração da água nele contida.

A pesquisa e o monitoramento do aquífero para melhor gerenciá-lo como recurso são considerados importantes, uma vez que o crescimento da população em seu território é relativamente alta, aumentando riscos relacionados ao consumo e a poluição.




http://pt.wikipedia.org

22 de set. de 2010

Doenças Respiratórias




Doenças respiratórias são aquelas que atingem órgãos do sistema respiratório (pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traquéia, diafragma, bronquiolos e alvéolos pulmonares).

As enfermidades do sistema respiratório mais frequentes são: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, resfriado, faringite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, tuberculose e pneumonia.

As causas destas doenças podem ser diversas. Fumo, alergias (provocada por substâncias químicas ou ácaros), fatores genéticos, infecção por vírus e respiração em ambientes poluídos estão entre as principais causas destas doenças.

Nas grandes cidades, estas doenças estão cada vez mais comuns, principalmente em função da poluição do ar. O monóxido de carbono e o dióxido de carbono são gases poluentes originados da queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) e são muito prejudiciais ao aparelho respiratório do ser humano. A inalação destes gases pode provocar o surgimento de algumas destas doenças.


http://www.suapesquisa.com

21 de set. de 2010

Baixa umidade do Ar e Cuidados com a Saúde

A baixa umidade do ar e o calor, são apenas alguns prejuízos que a humanidade tem e continuará a ter, pelo que tudo indica, isso se ações importantes não forem tomadas para começar a amenizar as fortes alterações climáticas que a cada ano se tornam mais evidentes e conseqüentemente mais danosas aos seres humanos, os resultados brevemente poderão não ser mais momentâneos, passando a ser persistentes e duradouros.

Se não bastasse o descaso ambiental, as políticas governamentais de saúde pública são desfocadas, insuficientes e desarticuladas, comprovado pela epidemia de dengue, e tantas outras doenças que assolam o nosso país.

Alguns estados já sofrem com a baixa umidade do ar, que aliada ao forte calor prejudica a saúde de crianças e adultos, principalmente aqueles com problemas respiratórios como asma, bronquite e outras doenças que se agravam nestas épocas do ano.

Algumas regiões sofrem mais do que outras com esta baixa umidade do ar, por isso técnicas como colocar uma bacia com água dentro do quarto, estender uma toalha molhada na cabeceira da cama, vestir roupas leves, tomar bastante água são medidas necessárias para amenizar este sério problema.

Algumas pessoas jogam água no chão do quarto, o que não é aconselhável, pois a água ficando acumulada nos cantos e frestas pode causar desenvolvimento de fungos e aparecimento de pequenos insetos.

Além de dificuldades respiratórias, boca, garganta e olhos ficam secos e pessoas que fazem uso de lentes de contato sofrem ainda mais.

Sugestão de Equipamento

Um equipamento que está fazendo parte cada vez mais dos lares, nesta época de clima seco é o aparelho umidificante de ambiente, que apresenta algumas características que fazem dele uma boa opção para solucionar este problema, principalmente a noite, mas durante o dia ele pode ser colocado na cozinha ou na sala, onde as pessoas da casa se concentram mais, proporcionando uma melhor qualidade de vida a esta família. O aparelho purifica e umidifica o ambiente por longo período e repõe por volta de 50%da umidade.

14 de set. de 2010

Furúnculo Causas e Tratamento

Furúnculo é uma doença de pele causada pela inflamação dos folículos capilares, resultando na acumulação localizada de pus e tecidos mortos. Furúnculos podem se agrupar e formar uma rede interconectada chamada carbúnculo. Em muitos casos, furúnculos podem formar abcessos.



Sintomas do furúnculo

Os sintomas dos furúnculos são caroços avermelhados e cheios de pus que são macios, quentes e/ou dolorosos. Pode ser visto um ponto branco ou amarelo no centro do caroço quando o furúnculo estiver pronto para drenar ou eliminar o pus. Em infecções severas, múltiplos furúnculos desenvolvem-se e o paciente poderá ter febre.



Em algumas pessoas, pode acontecer coceira antes dos caroços começarem a se desenvolver. Furúnculos são mais freqüentemente encontrados nas costas, embaixo dos braços, ombros e nádegas.

Causas do furúnculo

Os furúnculos são geralmente causados por uma infecção dos folículos capilares pelo Staphylococcus aureus, uma variedade de bactéria que normalmente vive na superfície da pele. Acredita-se que um corte fino da pele permita que essa bactéria entre nos folículos e cause infecção. Isso pode acontecer durante o banho ou ao usar aparelho de barbear.

Pessoas com problema no sistema imunológico, diabetes, higiene ruim e má nutrição estão particularmente susceptíveis a ter furúnculos. Porém, furúnculo também pode acontecer em pessoas saudáveis e higiênicas.

Tratamentos de furúnculo

Para a maioria das pessoas, auto-tratamento aplicando compressa quente ou imergindo o furúnculo em água morna pode ajudar a aliviar a dor e apressar a drenagem do pus. Assim que o furúnculo for drenado, a área deve ser lavada com sabão antibacteriano e colocar bandagem. Para casos mais sérios, antibióticos orais ou tópicos podem ser prescrevidos por um médico.

7 de set. de 2010

Tricotilomania - Mania de Arrancar os Pelos

Tricotilomania é um distúrbio caracterizado por arrancar cabelos sem fins estéticos.

Algumas pessoas, especialmente crianças, também podem arrancar pêlos de outras pessoas ou de animais de estimação.

É comum a pessoa passarem os cabelos arrancados nos lábios, morderem a raiz, etc. Isto não faz sentido, elas sabem disso, mas todos os rituais da Tricotilomania não fazem sentido mesmo.

As portadoras de Tricotilomania também podem apresentar comportamentos como cutucar a pele ou roer as unhas.

A Tricotilomania pode ser transitória, episódica ou contínua e sua intensidade pode variar. A pessoa pode passar semanas ou meses sem apresentar este comportamento e, de repente, recomeçar.

Existem diversos graus, desde pequenas falhas nos cabelos ou áreas de Alopécia até calvície total.

Na maioria das vezes começa na infância ou adolescência.

Algumas crianças começam a arrancar em idade pré-escolar, o que costuma ser benigno e por tempo limitado.


Os cabelos são arrancados devido à:


Impossibilidade de resistir ao impulso.

Sensação de tensão, ansiedade antes de começar a arrancá-los.

Sensação de alívio da ansiedade, após arrancar os fios de cabelo.

Conseqüências:

Vergonha pelo comportamento e aparência.

Podem esconder o problema de sua família e amigos.

Podem evitar atividades sociais, praia, piscina, etc., para que seu problema não seja percebido.

Apliques, perucas.

Repercussões graves na auto-estima, na carreira e da vida social.

A ingestão de cabelos pode levar ao desenvolvimento de "bolos" de cabelos no estômago ou intestinos, o que é raro, mas perigoso.




Dores nas costas, pescoço pela posição forçada e repetitiva.
Feridas e cicatrizes no couro cabeludo

Causas:

Desconhecida. Seus familiares podem ter maior incidência de Tricotilomania, Distúrbio Obsessivo Compulsivo, Síndrome de Tourette, Síndrome do Pânico e Depressão.

Provavelmente existe uma combinação de fatores genéticos que provocam uma disfunção de Neurotransmissores associada a problemas emocionais que desencadeiam os sintomas.
Para os pais: não se culpem, pois esse problema não foi causado por falhas de educação, OK ?

Meninas, não se achem neuróticas nem loucas. Vocês sofrem de Tricotilomania que é uma doença como outra qualquer, só que mais esquisita e difícil de tratar.

Situações onde a Tricotilomania é mais freqüente:

Emoções desagradáveis (ansiedade, tensão, raiva e tristeza).

Atividades sedentárias e contemplativas, durante as quais as mãos estão livres e a mente está ocupada.

Leitura, telefonemas, trânsito, TV.

Mais freqüente à tardinha ou tarde da noite quando estão sozinhas, cansadas ou tentando adormecer.

Algumas arrancam conscientemente, outras distraidamente.

Podem tentar obter simetria no crescimento de cabelos, para mudar ou igualar a linha do cabelo ou para arredondar uma área careca, por exemplo.

Muitas arrancam só os curtinhos que estão nascendo, ou só os mais longos, só os fios de determinada textura ou cor, como os mais grossos ou os brancos.

O papel do Stress:


Embora algumas pessoas relatem acontecimentos estressantes precedendo o primeiro episódio, é muita simplificação achar que Tricotilomania é apenas uma reação ao stress.

É comum que piore em situações de stress (provas, prazos), portanto é recomendável aprender a lidar com situações de stress da melhor forma possível, mas isso não garante que a Tricotilomania não se manifeste.

Como lidar:

A maioria tentou parar de arrancar, com graus variados de sucesso, mas a maioria volta a arrancar.

Culpar uma pessoa por arrancar cabelo é o mesmo que culpar um asmático por não conseguir respirar.

Crítica, raiva e acusações não vão diminuir o problema e vão aumentar a vergonha, a Depressão, a ansiedade e a baixa auto-estima.

Tratamento: o ideal é a seguinte combinação:

Resistir ao impulso. Quanto mais você resistir melhor, por mais ansiosa que fique. Sem essa resistência nenhum tratamento dá certo.
Medicação.

Uma Psicoterapia chamada Cognitivo-comportamental (TCC).


Concluindo: é um problemão ? É.

É difícil tratar ? É.

Demora para melhorar ? Pode demorar.

Pode ter recaída ? Pode.

Todas as meninas fica boas para sempre ? Todas não, mas muitas, sim.

Mas tem tratamento ? Tem.

O tratamento é igual para todo mundo ? Não.





Para maiores informações acessar ao site:
http://www.mentalhelp.com/tricotilomania