30 de jul. de 2010

Alopécia


Alopécia ou alopecia - é a redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico. Quando afeta todo os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal. O dicionário Aurélio registra a possibilidade de dupla pronúncia, ou seja, pronúncia facultativa.

Alopécia ou Alopecia, ambas paroxítonas, a primeira, paroxítona terminada em ditongo crescente e a segunda, paroxítona terminada em hiato. As causas dessa doença são:

Congênita: ligada a fatores hereditários, com ausência total ou parcial desde o nascimento

Traumática: que tem origem em contusões ou lesões do couro cabeludo
Neurótica: também chamada de tricotilomania, onde o indivíduo "arranca" mechas de cabelos conscientemente ou não.

Secundária: que aparece após algum distúrbio interno dos órgãos, doenças, infecções, medicamentos como a quimioterapia.

Seborréica: a dermatite seborrêica do couro cabeludo é um distúrbio muito comum, onde pode ser observado escamação, coceira e eritema. Contudo, é uma doença que raramente determina uma redução significativa dos cabelos.

Eflúvio: também chamada de deflúvio, é a causa mais comum de perda de cabelos entre as mulheres. Consiste na quebra harmoniosa do ciclo de vida capilar, tendo várias causas. Normalmente, responde bem aos tratamentos médicos.

Androgenético: é a causa mais frequente de alopecia entre homens, mas também afeta mulheres. Começa a se manifestar entre a puberdade e vida adulta, tendo vários graus. Como o próprio nome diz, é uma associação de fatores genéticos com o hormônio sexual masculino, a testosterona.

Emocional: relacionada especialmente a fatores emocionais, a alopecia areata é caracterizada pela perda rápida, parcial ou total de pêlos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em áreas como barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pêlos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses. Em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopecia universal).

Bioquimica: pessoas alérgicas a glutem do trigo e a lactose ou caseina do leite de vaca são os mais propensos a terem calvície. Essa condição de alergia se manifesta em outros sintomas, porém pouco relacionada a isso.


Tratamento

O primeiro passo no tratamento da alopecia é definir qual a sua causa. Existem diversas modalidades médicas no manejo, a saber: soluções capilares, mesoterapia, implante capilar, vitaminas e xampus especiais.


http://www.drauziovarella.com.br/artigos/alopecia.asp
http://pt.wikipedia.org/alopecia

19 de jul. de 2010

Uma viagem pelo corpo humano

•Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorre com frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

•A cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.

•As impressões digitais formam-se de 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.

•A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para 36 graus durante a madrugada.

•O homem tem 46 cromossomos, que contêm os genes que determinam as características de cada pessoa, como cor dos olhos e formato do rosto.

http://www.guiadoscuriosos.com.br

11 de jul. de 2010

Por que a gente sonha?




Texto Daniel Schneider

“O sonho não é sem sentido, absurdo, não pressupõe que uma parte de nossas idéias está dormente enquanto outra começa a despertar. É um fenômeno psíquico válido, a realização de um desejo.”

Sigmund Freud, psiquiatra austríaco fundador da psicanálise, em 1899.

“Os sonhos não são só realizações de desejos ocultos mas uma ferramenta que busca o equilíbrio pela compensação. São um meio utilizado pelo inconsciente para se comunicar com o consciente.”

Carl Jung, psiquiatra suíço, pai da psicologia analítica, na década de 1930.

“A psicanálise parte de premissas injustificadas, como de que sonhos refletem desejos reprimidos. Não há nenhuma evidência real disso.”

Robert Stickgold, psiquiatra da Universidade Harvard e pesquisador dos sonhos.

“O sonho é uma simulação do futuro. Sempre que tenho uma situação de pressão, presto atenção neles e tenho boas respostas.”

Sidarta Ribeiro, neurocientista brasileiro e pesquisador dos sonhos.

“A resposta mais honesta é: ainda não sabemos a função do sonho. Apesar de numerosas teorias, ainda não entendemos completamente o propósito do sono ou do sono profundo, que é quando a maior parte dos sonhos acontece.”

Ernest Hartmann, psiquiatra e diretor do Centro de Desordens do Sono, em Boston (EUA).

Por que fritura é tão gostoso?

Sabe aqueles filmes da Sessão da Tarde em que a mocinha tímida e desajeitada toma um banho de loja e, para a surpresa de todos, aparece linda e deslumbrante no baile de formatura? É isso que a fritura faz com os alimentos: graças a um extreme makeover alimentar, traz à tona o sabor que já estava lá.

É na frigideira que a repaginação acontece. Quando passa de 170 ºC, o óleo se incorpora ao alimento, realçando suas qualidades. Como explica Márcia Fidelix, presidente da Associação Brasileira de Nutrição, a gordura aquecida faz o alimento desenvolver odor, cor e textura - são as propriedades organolépticas, aquelas que percebemos por meio dos sentidos. "Isso torna as preparações fritas mais atraentes", diz a doutora Fidelix. Pode reparar: mesmo alimentos congelados, esbranquiçados, sem graça, depois de fritos ficam dourados, crocantes, com cheiro que faz salivar.

E é aí que a carruagem da Cinderela vira abóbora empanada. Mandar ver na fritura faz você se sentir pesado, com a leve impressão de que comeu mais do que devia. Isso acontece porque a digestão das gorduras é mais lenta. Outro problema: justamente por se incorporar ao alimento, uma parte considerável do óleo utilizado sai da panela junto com o prato. "Só para ter uma ideia, uma batata frita tem cerca de 60% mais calorias e gorduras do que uma batata cozida", conta o nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da USP, Daniel Bandoni. A fritura satisfaz, mas também engorda, maltrata seu coração e aumenta o risco de câncer. Ninguém é perfeito.



Nathália Braga

Dá para crescer depois de adulto?

Se você é verticalmente prejudicado, não se iluda: depois que a fase natural de crescimento passa, é difícil conseguir resultados significativos, e o único tratamento que funciona é complicado (veja ao lado). Durante a puberdade, somos afetados de duas formas pelos hormônios sexuais. Primeiro, eles estimulam a liberação do hormônio do crescimento. É o que gera o famoso estirão. Mais tarde, porém, eles provocam a calcificação das cartilagens de crescimento entre os ossos. Enquanto houver cartilagem, há esperanças. Depois... "Uma vez fechadas, há pouco crescimento adicional", diz a endocrinologista Leila Pedroso de Paul. "Atingimos 97% da nossa altura final aos 13 anos de idade óssea para meninas e aos 16 para meninos." É a vida.

Osso duro de roer
O método Ilizarov é o único que funciona depois de adulto - e é também muito parecido com tortura

1. Armadura
O procedimento demora até um ano. Primeiro, são colocados anéis de metal ao redor da perna, que são fixados cirurgicamente ao osso por pinos. Os anéis são ajustáveis e se afastam por roscas.

2. Quebra tudo
Com a ajuda de uma serra cirúrgica, a parte exterior e mais dura do osso é quebrada e separada. Agora já é possível ajustar a distância entre os pedaços do osso com a ajuda dos anéis.

3. Esticão
Aos poucos, o paciente afasta a fratura, num ritmo de 1 milímetro ao dia. O osso fica mais comprido à medida que cicatriza. O ganho de altura pode ser de até 5 centímetros - já a dor é imensurável.



Reinaldo José Lopes

ola estou de volta

Queridos leitores,

estive estes dias um tanto sem tempo e confesso estava com muitas saudades deste espaço da busca de informaçoes novas pra voces, estarei recebendo meu diploma neste proximo sabado entao neste curto espaço de tempo que tive entre a ultima postagem e agora foi muito corrido tive fazer muitas coisa que vinha adiando pra quando conclui se a faculdade acabei ficando super carregada mas estou aqui muito feliz e esta dividindo isto com voce que tao gentilmente apenas le minha postagem
xeiro e sucesso sempre.

*Hagata Suenia Correia*